segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sinônimo para roubo

Tentaram roubar minhas palavras.
Entraram em minha casa, antes
arrombaram a minha porta
Me violentaram

Fui mandado para o educandário
Outra vez tentaram roubar minhas palavras
Como os assassinos da primeira vez, me empurraram,
me esbofeteram, pisaram em mim e me amarraram

Mais uma vez eu venci, e decidi tomar minhas sandálias
e alforje e fugi por caminhos tortuosos

Corri até o ponto mais alto daquelas rochas e ali construí meu casebre
Junto rouxe algumas palavras que plantei e esperei germinar
Com o tempo, muitas delas deram frutos, mas povos invasores desembarcaram ali
e mais uma vez tentaram roubar minhas palavras
Não sabiam, porém, que havia quardado algumas em meu peito

No momento em que fugiam, puseram fogo em meu recanto e destruiram meus celeiros
Retornei! e alegremente voltei a plantar minhas amigas,
cada uma em seu tempo,

Hoje estou velho e com um grande rebanho.
( Álvares Machado de Assis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário