quarta-feira, 17 de junho de 2009

8a Série prova bimestral

Matéria para prova bimestral: estudem para a prova tendo como base esses dois textos e o que vimos sobre cantigas.
-Mário de Andrade http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u429.jhtm
-Macunaíma (Mário de Andrade cria uma metáfora do Brasil)
http://educacao.uol.com.br/literatura/macunaima.jhtm
- Cantigas
Visitem o blog : www.arieltacurioso.blogspot.com

25 comentários:

  1. oi sor,
    tudo bem ?
    já estou estudando (: pegou pesado, não ?hahahaha, brincadeira
    beijos,
    Jéssika M.S

    ResponderExcluir
  2. 1- Você considera que Macunaíma "encontrou" algo que substituia sua solidão na pedra muiraquitã?
    Sim, pois ele foi em busca dela até São Paulo, onde teve que se adaptar.

    2- Como você reagiria no lugar de Macunaíma se estivesse perdido a pedra? Você iria para São Paulo?
    Eu ficaria triste, mas não o tanto para ir até São Paulo em busca dela. Porque o que importa é o que nós guardamos dentro de nós mesmo para nos lembrar de alguma coisa ou alguém muito querido.

    O escritor Mário de Andrade tem muitas relações com a obra Macunaíma, como por exemplo quando ele recebeu várias váias quando ele se apresentava. Assim como Macunaíma que é visto como um índio perdido, uma criança sem sua chupeta. Mas no final eles acabam como heróis.

    ResponderExcluir
  3. Nome:Roque Gabriel Sanches Costa
    N°:14
    ........................................
    1°-Porque Mário de Andrade procurou retratar fatos folclóricos em sua obra "Macunaíma"?
    R:Porque dessa forma Mário de Andrade mostra a importancia do folclore Brasileiro como ponto alto em sua obra Macunaíma.

    2°-Você acha que Macunaíma (O herói sem carater) fez bem lutar para a reconquista da pedra da paz "muiraquitã"?
    R:Sim, pois foi uma unica recordação que a India Ci deixou com carinho para o herói. Ela dice q quando morrece a pedra seria recordação dela para q numca o herói esqueça dela e tambem em sinal do romance que os dois estiveram na obra do escritor Mário de Andrade "Macunaíma"


    Mário de Andrade se inspirou na obra Macunaíma apesar que durante a sua apresentação foi vaiada, mas Mário de Andrade levantou a cabeça. Como o Macunaíma(o herói sem carater) que era um indio preguiçoso que no final da obra de Mário de Andrade se tornou "Macunaíma o herói sem carater".

    ResponderExcluir
  4. 1- Observando as obras de Mário de Andrade, como você o caracteriza, pegando como base, os temas de suas obras ?
    Sem dúvida alguma, Mário de Andrade viveu pela cultura brasileira, como um dos escritores mais importantes do Modernismo. Ele incentiva o leitor, além de outros aspectos, a consciência artística do Brasil.

    2-Não é a toa que o texto proposto inicia dizendo " a diversidade dá o tom de Macunaíma ". Baseando-se nisso, e nas informações obtidas após a analize de toda a obra, qual a sensação que você tem em relação ao personagem dentro da obra? Ele pode ser considerado realmente, a síntese de tudo aquilo que podemos abrangir referindo a cultura brasileira ? Justifique.
    Resumidamente, Macunaíma é sem mais nem menos, " um herói sem carater ". O jeito preguiçoso, esperto, sorrateiro, brincalhão, curioso, junto de uma diversidade de costumes ou quem sabe "personalidade" que nos faz relacionar, junto de outros fatos, a cultura brasileira. Realmente, foi esse personagem que fez com que todo o conjunto da obra mostrasse por exemplo, as etnias que formaram o Brasil; entre outras.



    Diante de toda essa maravilha, podendo viajar até o passado e analizar toda essa diversidade por onde vivemos, posso dizer hoje, que sou fã de Mário de Andrade, e portanto, fã do meu Brasil. E Macunaíma seria realmente o meu herói. Que mesmo diante de todas as dificuldades, não desiste. E corre atrás de sua preciosidade, assim como o brasileiro corre atrás de seus objetivos atuais.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. 1-O que Mário de Andrade gera através de suas grandes obras ?
    R: Suas obras geram muitos conhecimentos (sobre o folclore brasileiro por exemplo),geram influências sobre muitos(como aconteceu com nossos compositores comtemporâneos),geram reflexões mostrando a preocupação dele com as desigualdades socias, etc.

    2-Macunaíma é o representante de todas as épocas e de todos os espaços brasileiros.Exemplifique.
    R: Ao desenrolar da narrativa, Macunaíma passa por um processo de metamorfose, o qual segue representando o índio negro, o branco, etc.Ele facilmente viaja de uma parte do Brasil para outra(onde passa por todos os lugares do Brasil) e conversa com pessoas de épocas diferentes.

    Mário de Andrade através da rapsódia Macunaíma, nos faz refletir sobre o brasileiro e também nos permite conhecer o processo civilizatório de nosso país, acompanhada com muito humor. Além disso, a obra de algum modo nos coloca a pensar em nossos ideais, e à ir buscá-los com perseverança.

    Denise Ayumi Oshiquiri
    N° 5
    :D

    ResponderExcluir
  11. 1-Mário de Andrade foi um dos criadores do modernismo de sua época.Suas obras expressam bem essa fase?
    R:Sim.O modernismo retrata a cultura e a literatura do país,e suas obras,expressam muito isto.



    2-A obra Macunaíma não foi considerada uma história,e sim uma "rapsódia".Ao fazer essa troca,no que o autor se baseou?
    R:Uma obra considerada "rapsódia" possui muita riqueza e aspectos populares,e Macunaíma expressa isso com seu sofrimento,determinação e atitude diante das dificuldades.


    Ao deliciarmos na obra Macunaíma,percebemos que é uma obra bem brasileira pelo enredo e principalmente pelo seus personagens,que mesmo pobres,lutam pelos seus objetivos com determinação e coragem.E Macunaíma não é diferente,e com seu jeito determinado e malicioso conseguiu se tornar nosso "herói sem caráter".

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. 1-Mário de Andrade pose ser considerado um dos maiores escritores do modernismo brasileiro?
    R: Sim, por fazer parte de uma grande era da literatura brasileira e por mostrar bem a cultura brasileira na sua principal obra Macunaíma com o folclore brasileiro e por mostrar muitas áreas do Brasil que não são muito reconhecidas hoje em dia como por Ex: a Amazônia brasileira.

    2-Macunaíma pode ser descrito como um verdadeiro brasileiro?
    R: Sim, por se batalhador e nuca desistir de nada. Além de tudo ele é a mistura do povo brasileiro.


    Mario de Andrade assim como Macunaíma não desistiu de seu sonho por isso eles podem receber glórias de heróis nacionais mesmo Macunaíma sendo conhecido como um herói sem caráter.

    Mateus Ederli

    ResponderExcluir
  14. 1-Mário de Andrade foi um grande literáreo da era modernista no Brasil,caracterize sua vida na literatura.
    R:Mario de Andrade começou cedo em sua vida literárea,como critico de revistas e jornais.Era um autor que usava da ousadia em suas obras.Também dava mita importância ao folclore brasileiro.



    2-Macunaíma é considerado um herói sem nenhum caráter,porque ele pode ser considerado um herói?
    R:Sim,pois dentro da obra ele passa por muitas dificuldades e com seu jeito esperto sempre se saía muito bem das situaçoes.Ele luta pela reconquista da sua pedra muiraquitã.



    Mário de Andrade,em suas obras sempre é bem ousado,e podemos perceber muito bem isso em Macunaíma.Essa obra retrada muita diversidade,além de Macunaíma ser muito malicioso,brincalão e determinado,e assim tanto Macunaíma quanto as outras obras de Mário de Andrade ganham o coração de todos.

    ResponderExcluir
  15. Taíne Paco Correa n° 15

    1- Em 1922, Mário de Andrade recebeu vaias após ter lido uma parte de seu livro "A Escrava Que Não É Isaura". Em 1927 seu primeiro romance "Amar, Verbo Intransitivo" também gerou polêmica. Por quê ?
    R: Porque desmacarava a estrutura da família paulistana. A história girava em torno de um rico industrial que contratou uma governanta para ensinar alemão aos filhos. Mas na verdade tudo não passava de fachada para a iniciação sexual do filho mais velho.

    2- Podemos considerar Macunaíma um livro muito diversificado. Cite alguns pontos.
    R: O livro contém mitos e lendas indígenas, a maioria amazônicos, provérbios e registros folclóricos, criando uma espécie de alegoria nacional em torno da história vivida pelo personagem principal, mostrando a riqueza e a diversidade que o Brasil possui.

    Mário de Andrade ao escrever Macunaíma retratou um pouco da vida de alguns brasileiros. Malandros, mentirosos, safados, mas de coração bom, que lutam por seus objetivos, e não deixam de ser heróis do dia a dia, assim como o própio Macunaíma. O escritor também pode ser considerado um herói, pois mesmo com a população indignada com os seus livros pela ousadia, ele seguiu em frente, e se tornou um dos maiores escritores da literatura brasileira.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Mateus fernandez de araujo

    1-Macunaima tinha como frase principal "ai que preguisa".Qual foi o motivo que fes nosso herio a mudar seu estilo de vida??

    R:Oque obrigou macunaima a mudar seu estilo da vida e correr atras de algo foi a perda do muiraquitã uma pedra muito preciosa que trazia sorte e tambem era de muito valor centimental pois quanhou de sua amada CI mae do mato que foi assasinada

    2-Quem foi Mario de Andrade na literatura brasileira?

    R:Mario de Andrade foi um doi maiores escritores da literatura romantica brasileira no seculo XX pois foi nesse periodo que ele ecreveu suas maiores obras como "Macunaima" dentre outras

    ao assistir o filme macunaima e ler a boigrafia de mario de andrade eu refleti pude muitas coisa que acontecem no nosso cotidiano
    que prejudicam a pessoa e tambem quem esta em tordo desta como a falta de carater expressa em macunaima mais tambem percebi que mario de andrade e macunaima sao legitimos brasileiros que mesmo por baixo mesmo na dificuldade nao param de correr atras do que querem ou seja sao batalhadores

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. 1- O texto fala de um dos criadores do modernismo no Brasil:
    "romancista, critico de arte ,folclorista,musicologo e ensaísta cujo um dois principais textos escritos pelo poeta é o macunaíma, no qual recria mitos e lendas indigenas onde foiparido por uma india tendo uma personalidade que se baseia em mentiras , traições , safadezas e uma vontade imensa de nada fazer". De que poeta estamos falando?
    R: Mário Raul de Morais Andrade que era de família rica e aristocrática. Formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde seria professor.

    2- Uma das figuras mais importantes e eruditas da Semana de Arte Moderna , Mário de Andrade constrói sua jornada com total liberdade espacial e temporal. Macunaíma, em poucas linhas, viaja de uma parte do Brasil para outra e conversa com pessoas de épocas diferentes. Fale você do romance mcunaína?
    R: Macunaína tem dois irmãos,ele se apaixona pela india Ci, mãe do mato depois da morte de seu filho e da india , ele dá pela falta da pedra conhecida como muiraquitã, amuleto que recebera de presente dela, desesperado feito uma criança, descobre que seu objeto de desejo esta em poder do Mascate o peruano e comedor de gente, que morava em São Paulo. Entãomacunaína e seus irmãos vão viajar em buscada pedra, Vitorioso, macunaíma regressa a Amazônia, mais perde o muiraquitã. vencido pelo desanimo vai até o fenticeiro que o transforma na contelação de ursa maior.

    Esse poeta brasileiro, Mario de Andrade fala muito sobre o folclore, onde ainda hoje é muito valorizado pelas suas lendas, personagens, danças etc. Fica bem claro no romance macunaíma: que gera em torno do protagonista chamado de heroi sem nenhum caráter , e sua frase preferida é Ai , que preguiça.

    ResponderExcluir
  20. Nome: Andresa

    1:Quem foi Mario de Andrade?
    Foi um importante escritor brasileiro, que publicou várias obras importantes para a literatura brasileira, como por exemplo o macunaima, que fala sobre várias lendas do folclore brasileiro.

    2:Sobre o que Mario de Andrade escrevia?
    Ele escrevia sobre o folclore brasileiro, e fez comentário também, em várias revistas importantes daquela época.
    -------------------
    Os livros de Mario de Andrade eram inspirados no folclore brasileiro, em seu livro Macunaima, ele faz a junção de várias lendas do folclore brasileiro e faz uma junção de todas as histórias, fazendo um luvro completamente diferente do que estavam acostumados, fazendo uma revolução na literatura.

    ResponderExcluir
  21. Bianca Fernandez Galante n°04

    1-Como contista , por que as obras "Belazarte" e "Contos Novos" foram seus trabalhos mais significativos?
    R:São uns de seus trabalhos mais significativos ,pois mostra a preocupação do autor ao assunto da desigualdade social.

    2-Com humor , Mario de Andrade criou o personagem Macunaima ,considerado um herói sem caráter,mais por que ele era considerado um herói ? e qual era seu objetivo ?
    R:Macunaima , era considerado um herói,pois depois da perca de seu amuledo o Muiraquitã,ele tem o objetivo de reconquista-lo novamente , passando por várias coisas , isso faz dele um héroi , um homem que apesar de tudo não desiste de seu objetivo.

    ____________________________________________

    Mario de Andrade, um homem itelectual ,ao escrever Macunaima ,atraves do humor ,ele mostrou a realidade dos brasileiros , macunaima um homem pilantra , que engana os outros para conseguir oque quer , mais não um homem ruim e sim um homem correndo atrás de seus objetivos,sem desistir.Uma bela obra pois também mostra o folclore brasileiro.

    ResponderExcluir
  22. Qual foi a base para montar o livro macunaíma ?

    Ele cria o livro macunaíma em cima do folclore brasileiro, principalmente as lendas indígenas, e também sobre a civilixação.

    Apesar de ser um índio que nunca foi a uma cidade Macunaíma fica muito perdido no meio de pessoas diferentes ?

    Não, ele se mostra muito esperto e posso até dizer um pouco safado, como mostra no filme a parte que ele engana os executivos com a história da Cutia.

    O escritor Mario de Andrade fez uma história muito bem bolada, pois fala sobre a cultura indígena brasileira e ao mesmo tempo sobre a ditadura brasileira que aparece no filme, e faz um personagem que faz a cabeça das pessoas
    se é um herói ou não.'

    ResponderExcluir
  23. felipe barao N 05

    1-Quem foi o autor Mario de Andrade?
    R:foi um grande escritor brasileiro,e em suas obras gostava de retratar o folclore brasileiro.

    2-Qual era o fato principal da obra?
    R: Era a pedra muiraquitã, pois a obra ggira entorno dela.
    ------------------------------------
    comentário
    Mario de Andrade retratou na obra macunaima , um pouco do folclore brasileiro pois na obra contia lendas mitos e varios outros conhecimentos antigos.E muiraquita foi uma grande obra para a literatura brasileira alias todas as obras dele são importante para a literatura brasileira.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. 1-O que Mário de Andrade quis propor com o lançamento de seu livro Macunaíma?
    Mário mostra a importância da pesquisa do folclore brasileiro, o que o ajuda no seu romance "Macunaíma" no qual recria mitos e lendas indígenas.

    2-O que a obra traz desde o começo?E o que Macunaíma representa nesta obra?
    A busca do muiraquitã pelo Macunaíma.
    A personalidade de Macunaíma baseia-se em mentiras, traições, safadezas e uma vontade imensa de nada fazer e de ter conforto.E

    ---------------------

    Comentário:
    Mário de Andrade quis representá-lo como um herói da cultura brasileira, mostrando-nos que não existe apenas heróis bons, há também os ruins, e Mário de Andrade o "classifica" como um herói bom e ao mesmo tempo ruim.

    Marilia , nº 10 8ªserie

    ResponderExcluir